Início / Eventos dos Filiados / CAJAZEIRAS NA ROTA DO KARATÊ BRASILEIRO

CAJAZEIRAS NA ROTA DO KARATÊ BRASILEIRO

Cajazeiras comemora esse ano 35 anos do Karate na cidade. Dos pioneiros, sendo o mais lembrado Jocélio Amaro, até hoje, são muitos anos de altos e baixos. Formaram-se muitos campeões e célebres cajazeirenses já vestiram kimono e ostentaram nome de karatecas.

De uns tempos para cá, houve um certo abandono pela Federação Paraibana de Karate e um grupo muito pequeno assumiu o ônus de levar a frente esta nobre arte marcial. Sem apoio e com todas as adversidades se criou a Associação Bushinkan de Karate, em torno de Erivelto Roberto e Gildemar Pontes. A importância de uma associação para conduzir os rumos do Karate cajazeirense foi fundamental para que hoje nós retomássemos a pujança dos momentos de glória e congregássemos gente experiente e jovens, meninos e meninas que já estão colhendo o fruto do trabalho que vem sendo implementado. Somente no ano de 2010 foram realizados quatro cursos com expoentes do Karate da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte, nomes como Evilázio Jocas, Marconi Miranda, Antônio Aquino e Jocemar Freitas nos brindaram com muitos conhecimentos e uma fraterna amizade que foi construída na base da lealdade e da decência. Fizemos cursos com mestres ligados a confederações diferentes, modos de ver e trabalhar diferentes, mas sempre pensando no benefício dos alunos.

Este ano, já dentro das comemorações dos 35 anos do Karate de Cajazeiras, trouxemos um expoente do Karate brasileiro, o Kyoshi Fernando Rocha, presidente da Confederação de Karate Interestilos do Brasil, para ministrar um Curso de Fundamentos do Karate, que ocorreu de 21 a 23 de janeiro na Universidade Federal de Campina Grande e na 9ª Regional de Ensino de Cajazeiras.  Estiveram presentes delegações de seis estados do Nordeste e com uma participação efetiva de karatecas de Cajazeiras e de Uiraúna, que sob a tutela da professora Maria dos Remédios, que recebeu amplo apoio da Prefeitura de Uiraúna para participar do evento. Vale destacar os apoios imprescindíveis do Grupo Rio do Peixe e da Prefeitura de Cajazeiras, além de tantos apoios igualmente importantes como o da UFCG e o do Gravatá Flat Hotel, dentre outros. A maior satisfação, porém, foi a de ter podido contar com os conhecimentos e a disponibilidade do mestre Fernando Rocha, uma pessoa experiente, conhecedor de Karate e simples, praticando o verdadeiro budô.

Outra honraria importante foi termos criado, sob a chancela do Kyoshi Fernando Rocha, a Federação de Karate Marcial Interestilos da Paraíba – FKMIPB, cujo presidente escolhido por aclamação foi o professor Carlos Gildemar Pontes. Essa nova Federação tem a sua sede em Cajazeiras e vai poder lutar para que o Karate local e da região possa representar o espírito do sertanejo e dos que lutam com força e determinação pela melhoria do seu próximo. A diretoria da FKMIPB ficou assim constituída: Presidente, Prof. Carlos Gildemar Pontes; Vice, Gérnen dos Santos Dantas; Secretário, Raimundo Moesia; Tesoureiro, Prof. Marcelo Brandão; Diretor Técnico, Sensei Erivelto Roberto; Diretor Jurídico, Dr. Sérgio Henrique; Diretora de Arbitragem, Samara. Integram o Conselho Fiscal Silton Henrique, Gilvania Rodrigues e Nadja Claudino.

Prof. Carlos Gildemar Pontes

Pres. da FKMIPB

torayamakarateclube@gmail.com